BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Manacá-da-serra(Brunfelsia uniflora)

Manacá-da-serra(Brunfelsia uniflora)
Por: Angelica Prela Pantano*



O manacá-da-serra (Brunfelsia uniflora) é uma planta originária do Brasil, pertence à família Solanaceae e é uma Angiosperma. Pertence ao mesmo gênero da quaresmeira (Tibouchina granulosa) e da orelha-de-onça (Tibouchina holosericea), mais conhecidas que o próprio manacá. Pode atingir de 2 até 15 m de altura. É muito comum em matas alteradas pelo homem, hoje em dia mais difícil em matas nativas. Possui flores brancas e rosas o que lhe proporciona uma floração espetacular. A flor de centro branco e pétalas azuis muda de cor após fecundada. Floresce durante a primavera e o verão, entre novembro e fevereiro, com belas floradas com flores que variam do branco ao lilás colorem a paisagem regional do final do ano.


A variação na coloração das flores é decorrente do amadurecimento diferencial das partes masculina e feminina, sendo as brancas, recém abertas, funcionalmente femininas (recebem pólen de fora) e as roxas ou lilases são as flores velhas, masculinas, liberando pólen. A frutificação ocorre em novembro, sendo que em fevereiro e março estão prontas para serem colhidas, e devido ao tamanho, muito pequenas, são facilmente levadas pelo vento.

A multiplicação também pode ser feita por estacas. Devido ao porte alto e sistema radicular não agressivo, é muito usada como ornamental em jardins e ainda na arborização urbana, não interferindo em fios e tão pouco danificando as calçadas. Podemos encontrar também o manacá-da-serra-anão, que possui flores menores, assim como o porte, em torno de 3 metros, muito recomendado para áreas menores, como jardins domésticos e vasos de porte maior.

Sendo pioneira e colonizadora de áreas abertas, presta-se muito bem para a recuperação de áreas degradadas, crescendo rapidamente, protegendo o solo em poucos anos. Regenera-se abundantemente na natureza, o que faz com que seu corte não seja tão prejudicial como outras espécies de árvores mais raras e de baixa reprodução natural.

Assim, as capoeirinhas ou capoeiras jovens, com predomínio de manacás, podem ser suprimidas com a devida autorização das autoridades florestais competentes.


* Angelica Prela Pantano é Eng. Agr .Drª em Físisca do Ambiente Agrícola, pesquisadora do
Instituto Agronômico de Campinas.

Um comentário:

Hérnia disse...

Olá colega, a planta de nome Brunfelsia uniflora realmente pertence a família Solanaceae diferente da planta conhecida popularmente como Manacá-da-serra, a Tibouchina mutabilis pertencente ao gênero Tibouchina da família Melastomataceae. Se as duas plantas pertencem a um mesmo gênero de acordo com as regras de nomenclatura os dois táxons devem ter o primeiro nome, referente a gênero, igual. Neste caso Brunfelsia sp. não pode pertencer ao mesmo gênero de Tibouchina sp..
No seu texto, a planta da fotografia é um Manacá-da-serra e o nome científico seria Tibouchina mutabilis. Cuidado para não passar adiante informações incorretas.
Abraços
Guilherme Morais
Botânico

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina